ITAPEMA MTB FEST movimenta o final de semana em Itapema

Aconteceu no final de semana, dias 03 e 04 de julho, a edição 2021 do evento ITAPEMA MTB FEST. Nessa edição, somente a prova Itapema Cross Country XCO foi realizada. A etapa valeu pontos pela 2ª etapa do Ranking Catarinense de Mountain Bike Cross Country Olímpico.


O XCO – Cross Country Olímpico, que é disputado em pista com obstáculos naturais, saltos e obstáculos preparados, exigindo habilidade e destreza dos ciclistas. A prova foi realizada na recém pista inaugurada nos fundos da EMEB Paulo Reis, no bairro Sertão do Trombudo, tendo um percurso de 2,50 km de extensão. Os participantes elogiaram muito a infraestrutura da pista e a organização do evento.


Foram 196 participantes na prova – Itapema, a anos vem realizando as maiores provas de XCO em números de participantes do estado. Os ciclistas divididos em 33 categorias se desafiaram na pista pesada e proporcionaram um belo espetáculo de mountain bike. As categorias foram divididas em três baterias. A 1ª bateria teve largada às 9 horas, o tempo de prova foi de 45 minutos. A segunda bateria teve início às 10:00, com tempo de prova de 1:00 hora. A 3ª e principal bateria iniciou as 11:30 horas, teve uma 1:30h de prova e a presença dos atletas da elite, sub 30, júnior e máster A.


Na categoria elite o grande vencedor foi Ricardo Pscheidt, atleta EDRO Bikes da cidade de São Bento do Sul. Pscheidt controlou a prova nas primeiras voltas, abrindo vantagem nas duas últimas e garantindo a vitória cruzando a linha de chegada sozinho. Jeferson Gardini da Riders Bikes Shop ficou na segunda colocação e Rodrigo Nascimento subiu ao pódio na terceira colocação.


No feminino elite, à atleta Dauana Nodari, da equipe ADECIJO/DME Joaçaba foi a campeã liderando a prova da primeira à última volta. A segunda e terceira colocação ficaram com as atletas da equipe FMD Rio do Sul, Eliz Mazzola e Liziane Toneta, respectivamente. Todos os resultados das 33 categorias estão disponíveis em www.ciclismosc.com.br.

“Para a cidade de Itapema foi um sentimento de orgulho muito grande receber todos os atletas no Itapema MTB Fest. Andando pela cidade comentando do sucesso que foi o evento. Itapema tem vocação pro mountain bike, além da questão do turismo e comércio local, que com a presença de atletas e familiares na cidade injetaram renda na economia local”, contou Fabricio Lazzari, o FAFÁ, Secretário de turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico da cidade.


Todos os protocolos sanitários para controle do COVID-19 foram seguidos, como por exemplo: testagem de todos os atletas, uso obrigatório de máscara pelos acompanhantes e atletas, distanciamento de 1.50m e álcool em gel espalhados pelo evento.


O Itapema MTB Fest 2021 foi promovido e organizado pela Associação Pedala Itapema de Ciclismo com supervisão da Federação Catarinense de Ciclismo e apoio da Prefeitura de Itapema através da Secretaria de Turismo e Esporte, Secretária de Obras e Secretaria de Saúde.



Posts Recentes